"A vida é o pensamento da terra" 2018/2021

IMG_1608.JPG

A instalação é uma espécie de cinema

 

Me refiro ao cinema como uma arena política. 

 

Nesse mundo em que tudo virou digital se pode ver a tela do cinema como algo que é singular, 

mas que de todo modo anula o corpo do espectador enquanto força poética. De forma genérica o audio visual Impõe um ponto de vista e domestica as sensibilidades numa gramática específica. 

 

O processo se repete no streaming ou na telinha de construção de narrativas individuais. 

 

Mesmo assim sabemos que ver um filme na escola Florestan Fernandes é diferente de ver o mesmo na sala do Shopping Higienópolis. É mais difícil anular o corpo quando há o encontro. 

 

Penso no meu cinema incluindo a narrativa estrutural de formação da gramática audiovisual, chegando a propor outra  base da experiencia corporal, muito mais próxima ao que filma do que ao que assiste. 

 

Minhas maquinas que compõe isso que chamo de cinema, não foram projetada por engenheiros para uma indústria mas se apropria dos projetos existentes dentro de um pensamento hacker.

 

Mina experiencia audio visual se propõe a estar em ressonância na dos sonhadores da época das lanternas mágicas. Saindo da transcendência da experiencia heróica da obra audiovisual em rumo a uma imanência de uma experiência profunda de conexão com a performatividade do ao vivo, do improvisado em volta de imagens que conectam lugares em sensações de ubiquidade.  mágicas 

 

Onde a imagem é dobra imanente da terra. 

rotor1
press to zoom
rotor 2
press to zoom
Rotor 3
press to zoom
rotor 1
press to zoom
IMG_1733
press to zoom
IMG_1732
press to zoom
IMG_1729
press to zoom
IMG_1722
press to zoom
IMG_1723
press to zoom
1/4

Quando o pensamento passar

tudo vai dissolver

assim como nossos pensamentos que somem

como meu almoço de ontem

que teimo em tentar lembrar

sendo que ontem eu sequer almocei

IMG_1608.JPG

 A vida é o pensamento da terra 

 

 

Um quinteto executa um concerto acompanhando um filme que passa meio que flutuando em 3 rotores. Uma espécie de concerto audiovisual. A música é sincronizada mantendo uma aleatoriedade, o que faz dela orgânica, dentro de uma métrica de composição em sincronia com os acontecimentos do filme. 

O filme fala de dois rios e de uma ubiquidade. Como se todos os rios estivessem em todos os lugares em que há um rio. A câmera percorre três lugares numa sobreposição e coreografia do quadro. Uma dança do olhar que dura 15 minutos dividido em 3 capítulos e um prólogo. 

 

 

para ver o programa 
click nas imagens

Histórico do projeto

 

A vida é o pensamento da terra

 

 

Comecei esse projeto numa residência no ESPAI, um espaço criado pelos artistas visuais e pesquisadores Nydia Negromonte e Marcelo Drummond fazem um tanto de coisas legais para a Cidade de Belo Horizonte. Enfim: eles convidaram para um projeto com um conjunto de artistas para caminhar pelo Bairro de Santa Efigênia num projeto que se chamava Circunvizonhanças. Foi super intenso, montei uma rota de caminhada pelo bairro e nesta rota, parte sobre o Córrego do Cardozo, montei uma coreografia de olhar para câmera, fiz a mesma coreografia na Serra do Cipó. Sobrepondo as imagens eu  investi numa metodologia não ortodoxa de projeção audiovisual, algo que incluísse o corpo de quem está ali como espectador. Na montagem fiquei experimentando maneiras de trazer a sensação de ubiquidade que sentia ao caminhar nesses lugares, algo que experimentei de modo singular ali. Naquelas caminhadas que até hoje são conectadas na minha memória. 

No final do processo de residência eu tinha mais questões para continuar pesquisando do que materiais reunidos.  Concebi um desdobramento da pesquisa que recebeu apoio do Rumos Itaú Cultural que me permitiu passar um ano trabalhando em uma cabana vazia na Serra da Mantiqueira para pesquisar a profundidade das nascentes, e olhos d’água e dos rios vizinhos. Mantiqueira significa Montanha que chora e deve ser um dos lugares com mais nascentes de água do mundo.

Depois de um ano de retiro espiritual, artístico, e de muito trabalho as bordas da instalação se encerraram. 

cabana ateliê
cabana ateliê

No meio da Serra da Mantiqueira, do lado de um rio.

press to zoom

press to zoom

press to zoom
cabana ateliê
cabana ateliê

No meio da Serra da Mantiqueira, do lado de um rio.

press to zoom
1/21

video da integra